domingo, 2 de maio de 2010

Um Papo Entre Dalai Lama e Leonardo Boff.


vejam que interessante!!!

Breve diálogo entre o teólogo brasileiro Leonardo Boff e o Dalai Lama.

Leonardo Boff explica:

"No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos (eu e o Dalai Lama) participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga:
- "Santidade, qual é a melhor religião?" (Your holiness, what`s the Best religion?)

Esperava que ele dissesse:
"É o budismo tibetano" ou "São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo."
O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos o que me desconcertou um pouco, por que eu sabia da malícia contida na pergunta e afirmou:
- "A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus, do Infinito". É aquela que te faz melhor."

Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar:
- "O que me faz melhor?"
Respondeu ele:
-” Aquilo que te faz mais compassivo" (e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta), aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... Mais ético...

A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião..."
Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável...
Não me interessa amigo, a tua religião ou mesmo se tem ou não tem religião.
O que realmente importa é a tua conduta perante o teu semelhante, tua família, teu trabalho, tua comunidade, perante o mundo...

Lembremos:
O Universo é o eco de nossas ações e nossos pensamentos". A Lei da Ação e Reação não é exclusiva da Física. Ela está também nas relações humanas. Se eu ajo com o bem, receberei o bem. Se ajo com o mal, receberei o mal.
Aquilo que nossos avós nos disseram é a mais pura verdade: "terás sempre em dobro aquilo que desejares aos outros".
Para muitos, ser feliz não é questão de destino. É de escolha.
Pense nisso.
Ainda há tempo de mudar!
____________________________________________________________

Meu Comentario:

Faço das palavras do Dalai Lama as minhas, alias já disse Ricardo Gondim em outra oportunidade: "Mais vale um Dalai Lama, que um Bispo Macedo".
Hoje eu particularmente não consigo acreditar num Deus de religião, regras e doutrinas
a serem seguidas, os caminhos sao tao variados... Eu fico muito contente quando vejo alguém dizer/mostrar que encontrou o 'seu' caminho. Fico feliz mesmo, porque sei o que é isso, também tenho consciëncia de estar no meu.

Só acho chato quando vejo gente que supostamente encontrou o seu caminho, e pelo que aparenta, tal caminho encontrado consiste em 'detonar' o caminho dos outros. Entao eu acho que alguma coisa está errada. Mas isso é algo meu.

Pense nisso, pois que cada um saiba o valor de sua consciência e cuidado
como se o caminho de todo mundo tivesse de ser o seu...

Fraternalmente e com Carinho

Tom Rodrigues.

5 comentários:

  1. Olá, Tom.
    Gostei muito do texto quew vc escreveu. Eu já conhecia esse diáologo entre o Boff e Sua Santidade, mas gostei do contexto no qual vc o inseriu.
    Obrigado por me mandar o link!
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Quantas vezes fomos "pregar" né Tom...
    Eu nunca maginei que me arrependeria, que a minha postura arrogante me distanciaria da minha família.
    Ok, fez parte do processo, passei por ali pra eu ganhar 5 vidas no jogo... rrsrsrs

    Cada vez mais com menos certezas, e estar feliz por isso.

    bj

    ResponderExcluir
  3. correção:
    Hoje tenho cada vez mais com menos certezas, e estou feliz por isso.


    ( e cada vez sabendo menos escrever...rs)

    ResponderExcluir
  4. Oi Tom
    Assim que conseguir concatenar as idéias , posto algo relevante. Por hora, fica pra incomodar voce:
    No Brasil, 10% do PIB é gasto com segurança pública (cadeia) e 5% com educação.
    Vou tentar dormir.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Muito sensível o texto.
    Boa escolha!
    É q na verdade, os evangélicos crêem piamente q Deus é evangélico. Os católicos creêm piamente q Pedro, Jesus e Deus são católicos fiéis. Os kardecistas acham q Deus é kardecista...
    E Deus fica lá no céu cantando: "Eu sou de ninguém... Eu sou de todo mundo e todo mundo é meu também...." rsrsrsrsrsrs

    Abraços, Mano.

    Eliane Pinheiro

    ResponderExcluir